sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Na Taberna Típica Quarta-Feira, em Évora

Ler Eduardo Lourenço soube, por mero acaso, que o ensaísta estivera em Évora, no Verão passado, para um almoço entre Amigos. Por isso falou há dias no assunto com o próprio que confessou, entre a surpresa e o divertimento: «Ah, esse almoço, fui praticamente raptado por uns Amigos...».
A refeição decorreu, de facto, em 24 de Julho na Taberna Típica Quarta-Feira e reuniu, na casa do Sr. José Dias, os seguintes comensais: General António Ramalho Eanes, Presidente da República entre 1976 e 1986, General Luís Augusto Sequeira, Tenente-General Frederico Rovisco Duarte e ... Eduardo Lourenço. O Sr. José Dias é Amigo de longa data do General Eanes, tendo inclusivé participado num comício na cidade alentejana que veio a ficar célebre, mas é sobretudo alguém que tem uma simpatia e uma sabedoria únicas da arte de bem receber.
Disso é testemunha a mensagem escrita que Eduardo Lourenço deixou no livro de honra do restaurante e que, com a devida vénia, a seguir se transcreve:
«Um almoço destes não se esquece. Pelo nosso anfitrião e pela companhia ilustre que o festejou, tirando eu, forasteiro da Beira, um pouco perdido na planície alentejana de Évora.
Grande Abraço ao seu agora Amigo, Senhor José Dias.
Eduardo Lourenço
Évora 23 de Julho* de 2014».
Da esquerda para a direita, Ten.-Gen. Rovisco Duarte, Sr. José Dias, Gen. Ramalho Eanes, Eduardo Lourenço e Gen. Luís Sequeira. (foto de João Dias)


Taberna Típica Quarta-Feira fica na Rua do Inverno em Évora








*A data aparece errada na mensagem manuscrita, pois o almoço realizou-se na quinta-feira, dia 24.