quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pensar Nove Décadas de Amizade (nº 88): Snu Abecassis*


Snu Abecassis



18 de Setembro de 1979 


Caro Amigo, 
Umas linhas não muito optimistas. 

Acabados de programar os livros a ser reeditados até ao fim deste ano chegamos à conclusão de que não podemos publicar uma 2ª edição de O Labirinto da Saudade. A triste verdade é que não há mercado para o projecto; o seu estudo mostra que não conseguimos colocar 300 exemplares do livro neste momento. 

O resultado do nosso trabalho para a colocação de uma nova edição de Pessoa Revisitado é igualmente desanimador, e não vai ser possível às Publicações Dom Quixote encarregar-se deste projecto num futuro agora previsível. Estas notícias negativas são, claro, nada mais do que um reflexo inevitável do miserável estado da economia do país e por extensão do baixo poder de compra, cada dia pior, não posso dizer que estou muito optimista perante o futuro. O país mergulhou tão fundo que não sei como há-de conseguir sequer chegar à superfície. 

Como disse, umas linhas pouco optimistas. 

Com amizade, 
Snu Abecassis. 

* Snu Abecassis (Copenhaga, 1940 - Lisboa, 1980). Editora de Eduardo Lourenço.
A carta que aqui se reproduz foi inicialmente publicada em Ler Eduardo Lourenço a 3 de Março de 2011. O Labirinto da Saudade é hoje, sem dúvida, o livro mais vendido de Eduardo Lourenço, tendo conhecido mais de uma dezena de reedições.