terça-feira, 30 de abril de 2013

Apresentação de Pensar Nove Décadas de Amizade

 Eduardo Lourenço na Guarda no seu 85º aniversário (2008)

Eduardo Lourenço completa no próximo dia 23 de Maio Noventa Anos. Ler Eduardo Lourenço não pode passar à margem deste singular acontecimento que enche de Alegria todos os Amigos de Eduardo Lourenço e do seu Pensamento. Assim, durante o próximo mês, Ler Eduardo Lourenço irá publicar noventa (90!) depoimentos, testemunhos ou reflexões acerca do ensaísta e/ou da sua obra. Ler Eduardo Lourenço agradece reconhecidamente a todas as pessoas que aceitaram participar nesta simples mas emocionante homenagem e, em especial, a Gilda Santos, Maria Graciete Besse, Margarida Almeida Amoedo, António Pedro Pita, Carlos Mendes de Sousa e Antonio Saez Delgado que, através das suas sugestões, muito contribuíram para a execução deste projecto.
Às várias dezenas de pessoas escolhidas para participar em Pensar Nove Décadas de Amizade com um depoimento expressamente elaborado para esta iniciativa, Ler Eduardo Lourenço irá acrescentar vários textos de Amigos de Eduardo Lourenço que, infelizmente, já não se encontram entre nós. Esses textos, todos eles anteriormente publicados, não constam, porém, em nenhum dos volumes de homenagem a Eduardo Lourenço que foram organizados nos últimos anos e dos quais destacamos os números especiais de Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros (nº 4, Rio de Janeiro, Setembro de 2003), Relâmpago. Revista de Poesia, nº 22, Lisboa, Abril de 2008 Colóquio-Letras (nºs 170 e 171), Correntes d'Escritas. Revista de cultura literária da Póvoa de Varzim (nº 11, Fevereiro de 2012), bem como os três livros organizados por Maria Manuel Baptista, a saber: Eduardo Lourenço. Uma Cartografia Imaginária, (2003), Estudos. Eduardo Lourenço (2006) e Cartografia Imaginária. Dos Poetas e Amigos (2008).
Ler Eduardo Lourenço tem a perfeita consciência que seria possível e igualmente valioso escolher outros noventa depoimentos de outros Amigos de Eduardo Lourenço e da sua Obra. No entanto, sublinha que  Pensar Nove Décadas de Amizade articula-se intimamente com o trabalho que, desde há largos meses (e nem sempre com a continuidade desejada), este blog tem vindo a realizar, no âmbito do projecto da edição das Obras Completas de Eduardo Lourenço: divulgar aspectos menos conhecidos da figura e do pensamento daquele que, para muitos, é o maior ensaísta português do nosso tempo.
Amanhã, dia 1 de Maio, serão publicados os primeiros textos, de autoria de José Saramago, Jorge de Sena e Vergílio Ferreira, todos eles Leitores e, acima de tudo, Amigos de Eduardo Lourenço.