sexta-feira, 11 de maio de 2012

Uma semana rosa(...) em três andamentos!


1. No sábado passado, no Auditório da Feira do Livro em Lisboa, realizou-se o lançamento oficial do novo livro de Eduardo Lourenço. Na sessão, merecem especial destaque as intervenções do Autor e da Coordenadora deste volume, Barbara Aniello. Assim, depois de a investigadora italiana ter relatado o processo que conduziu à edição de Tempo da Música, Música de Tempo e que, tal como afirmou a Ler Eduardo Lourenço, corresponde apenas a um terço do material encontrado e transcrito (que, como já aqui se noticiou, será integrado num dos volumes das Obras Completas) Eduardo Lourenço deliciou os presentes com uma intervenção apaixonada (e apaixonante) sobre a sua relação com a música, desde os tempos felizes de S.Pedro do Rio Seco.

Foto Ler Eduardo Lourenço

Foto Ler Eduardo Lourenço


2. Entretanto, ontem, quinta feira, Eduardo Lourenço publica na revista Visão a sua perspectiva sobre as recentes eleições presidenciais de França. O título do texto (La vie en rose...) talvez seja enganador quanto à leitura que o ensaísta faz das implicações da vitória de François Hollande, quer no seu país de adopção, quer na Europa (e, portanto, em Portugal). Mas as reticências do título indiciam, de certa forma, o tom moderadamente esperançoso com que Eduardo Lourenço lê o regresso de um socialista ao Eliseu. Devido à raridade das intervenções políticas de fundo do autor, nos últimos meses, Ler Eduardo Lourenço considera que se justifica a reprodução do texto que na manhã de ontem chegou às mãos dos leitores da Visão.






3. Na próxima segunda feira, dia 14, em sessão que evoca os vinte cinco anos do Prémio Pessoa, será entregue um dos mais importantes galardões da cultura portuguesa ao vencedor de 2011, Eduardo Lourenço. Eis o programa oficial da sessão: