sexta-feira, 30 de março de 2012

Maria Gabriela por Hélia




Ler Eduardo Lourenço faz hoje uma inconfidência. Poucos livros terá, nos últimos anos, ouvido o ensaísta elogiar tanto e tantas vezes como o romance Adoecer de Hélia Correia. Claro que há entre os dois uma relação de amizade e de cumplicidade indiscutível, como se pode observar no documentário Um Regresso sem Fim de aqui já se fez o merecido destaque. Ainda assim, importa lembrar que Eduardo Lourenço é amigo de quase todos os escritores portugueses. Ora, muitas vezes, falando-se dos méritos deste ou daquele romance, o ensaísta sublinha: «Sim, mas do livro de que eu gostei mesmo recentemente foi Adoecer...».

Eduardo Lourenço com Hélia Correia e José Carlos de Vasconcelos na última edição de Correntes da Escrita na Póvoa de Varzim
(foto em discussaoemtornodeumlivro.blogspot.com)

Já se sabia que essa admiração é recíproca. Mas, na revista Ler, que acaba de chegar às bancas, é possível confirmar isso mesmo. Falando de uma escritora que, tanto ela como Eduardo Lourenço muito admiram, Maria Gabriela Llansol, eis aqui um notável excerto da entrevista que Hélia Correia concedeu ao jornalista sempre atento Carlos Vaz Marques:
«-HC: A Maria Gabriela Llansol já começa a ser mais [lida]. Pelo menos em termos universitários. No Brasil é muito divulgada.
- CVM: O Professor Eduardo Lourenço disse-me, aqui na Ler, que ela será o próximo grande mito da literatura portuguesa, depois de Pessoa. Acompanha-o nessa opinião?
- HC: O Professor Eduardo Lourenço tem muita pena de a ter descoberto tarde. Ele diz ainda mais: diz que o Pessoa se fez mito e que a Maria Gabriela nasceu mito.
- CVM: Vê-a nessa perspectiva de mito?
- HC: Há duas pessoas que eu nunca contrariaria porque não tenho coragem: o Professor Eduardo Lourenço e a Professora Maria Helena da Rocha Pereira.
- CVM: O que eles dizem para si é lei.
- HC: Não é lei, é sagrado. É outra coisa. A lei, eu não a respeito, se for preciso»(Ler, nº 112, Abril de 2012, p. 89).
 A pretexto desta entrevista, que obviamente merece ser lida na íntegra, Ler Eduardo Lourenço apresenta os dois videos que se seguem.