quarta-feira, 13 de julho de 2011

De volta a Coimbra...



Do riquíssimo programa do III Festival das Artes, a decorrer de amanhã até ao fim do mês na mítica Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e que é uma organização da Fundação Inês de Castro, Ler Eduardo Lourenço teria forçosamente de destacar a sessão a realizar no próximo sábado, pelas 21h30 no Hotel da Vila Galé. Trata-se de A Paixão segundo Eduardo Lourenço, título enigmático e que, por si só, justificaria uma deslocação ao evento.
De Coimbra, em cuja Universidade viria a estudar e onde começou a ensinar, Eduardo Lourenço ouviu falar pela primeira vez falar com apenas dez quando à sua aldeia chegavam notícias «através de dois estudantes (...) [seus] vizinhos (...) de uma cidade encantada, propícia aos amores, à boémia, às musas e à grave ciência» ("Uma tão longa ausência", Jornal de Letras, Artes e Ideias, 8/V/1996, p. 7). Uma década depois seria a sua vez de descobrir essa Coimbra propícia aos amores. Daí que se aguarde com especial interesse esta Paixão segundo Eduardo Lourenço. No entanto, todo o programa do Festival (que se pode consultar no site do Festival: http://www.festivaldasartes.com/) é no mínimo tentador ou não fosse o tema da edição deste ano precisamente ... as paixões.
Em cima reproduzimos, com a devida vénia, o cartaz da edição do Festival das Artes 2011, elaborado a partir de uma belíssima fotografia de António Sachetti.
Rigorosamente, a não perder...