quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rio Seco, mas Vivo!


Em tempos, em entrevista a um jornal, queixava-se Eduardo Lourenço do facto de ser pouco lido e estudado. Talvez já tenha sido mais verdade do que é hoje, embora nem sempre seja fácil avaliar o modo como um autor é lido e estudado. O facto de a sua bibliografia passiva, para usar uma expressão que parece ter caído num certo desuso, aumentar (e isso no caso de Eduardo Lourenço é inegável, como se pode ver no site do projecto das suas Obras Completas: http://www.eduardolourenco.uevora.pt/) pode significar apenas isso mesmo: que os textos e livros sobre a sua obra cresceram em número. Mas, adiante, que o assunto hoje é outro e pouco consentâneo com cepticismos.
Em relação a homenagens que as mais diversas entidades têm dedicado ao ensaísta, há que dizer que, também elas, têm aumentado significativamente, sobretudo nos últimos anos. De tal modo que é praticamente impossível dar conta de todas aquelas que se vão realizando. No entanto, Ler Eduardo Lourenço entende ser sua obrigação noticiar aquelas que se revestem de um significado, por assim dizer, especial.

Imagem do jornal Alto da Raia, nº 47, Abril de 2011.
Trata-se do Jornal do Centro Social de São Pedro do Rio Seco.

Assim, foi com especial agrado que Ler Eduardo Lourenço recebeu uma mensagem do Sr. Luís Queirós,  Presidente da Associação Rio Vivo, tendo ficado a saber por esse meio que a  Associação vai homenagear, no quadro do seu II Congresso, o seu conterrâneo Eduardo Lourenço. O evento realiza-se no próximo dia 6 de Agosto em São Pedro do ... Rio Seco. O que é a Associação Rio Vivo (e o nome é já todo um programa!)? De acordo com a chamada Declaração de São Pedro, os promotores da Associação Rio Vivo «através dela, e em pleno respeito pela Natureza e pelo uso racional dos seus recursos, procuram contribuir para preservar o património cultural, as formas de vida, as tradições, os usos e os costumes que herdaram dos seus ancestrais» (http://www.riovivo.pt/). Daí que a homenagem Eduardo Lourenço se integre perfeitamente entre as finalidades da Associação Rio Vivo. Ler Eduardo Lourenço aproveita para felicitar vivamente a Associação por esta magnífica iniciativa!