sexta-feira, 6 de maio de 2011

O meu Paris Texas

Por alturas da edição que reunia os dois volumes de Heterodoxia (Lisboa, Assírio & Alvim, 1988), Eduardo Lourenço concedeu uma importante e longa entrevista a Francisco Belard e a Vicente Jorge Silva. A conversa foi publicada na saudosa  Revista do Expresso  a 16  de Janeiro desse ano. Vale a pena com certeza reler todo o texto, que foi também incluído no livro de José Gil e Fernando Catroga, O ensaísmo trágico de Eduardo Lourenço (Lisboa, Relógio d’Água Editores, 1996, pp. 44-75) e que consitui uma óptima introdução à vida e à obra do ensaísta, natural, como se sabe, de São Pedro do Rio Seco, pequena aldeia do concelho de Almeida no distrito da Guarda, cuja foto de satélite, extraída de Google Map, a seguir se reproduz.



A entrevista termina com a pergunta seguinte. «E qual é a sua cidade?» ao que Eduardo Lourenço responde: «Nenhuma. O meu Paris Texas é São Pedro do Rio Seco».
Aos seus visitantes menos cinéfilos ou mais jovens, Ler Eduardo Lourenço oferece um link para um pequeno excerto de Paris Texas, filme-ícone da década de Oitenta do século passado realizado por  Wim Wenders e que, algo estranhamente, parece hoje bastante esquecido. A música (magnífica) do filme foi composta por Ry Cooder. Com o argumento de L.M. Kit Carson e  Sam Shepard, conta com a interpretação, entre outros, de Harry Dean Stanton e de Nastassja Kinski.

http://www.youtube.com/watch?v=b44paD20O3M